Para Ler nas Férias
13 de dezembro de 2014
A Cor da Segunda: Rosa Soft Delícia
15 de dezembro de 2014
Exibir tudo
capri island

À ilha de Capri tem que ir, pelo menos uma vez na vida!

Este destino irresistível merece toda a fama que tem – não só por dar nome às calças encurtadas aos tornozelos ou à salada caprese. Capri é mesmo deslumbrante!  O lugar é tão lindo que quando a gente vai embora tem a sensação que sonhou ou que aquela paisagem de pedra branca com água azul turquesa cristalina brilhante não passou de um delírio de uma mente cansada!

Ao passear por ali tudo é tão poético que parece de mentira. As ruelas de Capri que se findam naquele oceano tingido de céu e luz, então vem a pergunta: será que alguém mora aqui? Será que é possível levar uma vida normal, com rotinas e obrigações num cenário como este? A ilha parece ter sido montada para o nosso encanto e a palavra perfeição torna-se um eufemismo.

Capri é ainda melhor quando anoitece e os turistas curiosos vão embora – restam poucos e bons! Sinceramente não sei como muitos viajantes têm coragem de ir até lá só passar o dia, que sacrilégio! Capri é um lugar para estar, não para simplesmente passar.

viajar para Capri

Quando voltei da Itália, muitos me perguntaram se Capri é um lugar caro. Respondi que  caro é o que não vale e que para mim valeu cada euro investido em passar alguns dias na charmosa ilha. Se compararmos com outras cidades da Itália, Capri custa um pouco mais sim.  Mas nada que não seja justificado pelas dificuldades da vida em uma ilha, com  transporte aquático dos suprimentos e demais necessidades.

Mas o que fazer em Capri? Resposta única e imediata: NADA.

A melhor coisa para fazer lá é realmente nada. Andar descompromissado pelas ruas ou pegar praia admirando a paisagem já é tudo, acredite. Mas se quiser mesmo mergulhar num estado mais eufórico e viver ainda mais maravilhas do que simplesmente estar lá, Capri tem teleférico, passeios de barco, trilhas ecológicas, mergulho, SUP, windsurf praias paradisíacas e, claro, comida da melhor qualidade!

Não há necessidade de preocupações quanto ao que fazer naquele paraíso. A recepção ao turista em Capri é VIP, e já no check in dos hotéis, o hóspede recebe um mapa da cidade e um manual de onde e como ir aos pontos mais interessantes da saborosa ilha. Depois, conversando com italianos, descobri que Capri é considerada um modelo de turismo sustentável e organizado, o que realmente se percebe em cada detalhe dos locais onde estive.

Em AnaCapri, que é o vilarejo mais alto da ilha, a hospedagem é bem mais em conta e ainda mais peculiar. Para subir a AnaCapri a melhor maneira é de ônibus, o que leva cerca de 10 minutos. É bem perto, mas a subida é muito íngrime e cheia de curvas sinuosas ( ma-ra-vi-lho-so e imperdível!!!). Se a viagem for a dois, sugiro reservar uma pousada em AnaCapri e alugar uma scooter,  para ir a praia ou voltar pra casa a noite depois de jantar divinamente. Automóveis até existem, mas são poucos e na maioria das ruas não é possível chegar de carro.

Pablo Neruda morou em Capri e confessou o quanto aquelas paisagens o inspiraram a lapidar seus poemas. Absolutamente compreensível.

Capri itália

Apesar da gentarada diurna que fica mais no centrinho da cidade, Capri mantém o clima familiar da Itália remota, o que já não se vê nos redutos turísticos do centro-norte do país. Os restaurantes e lojas ainda conservam a família na lida, o que particularmente amo ver e viver. Nosso hotel, na Praia da Piccola Marina era gerenciado por avós, filhos e netos, num ponto de intersecção perfeito entre o receber caseiro e o profissionalismo necessário.

As épocas do ano mais agradáveis vão de junho a final de setembro. Em outros períodos do ano faz frio e muitos estabelecimentos deixam de funcionar por causa da baixa temporada. Estive lá depois de 20 de setembro e a temperatura e o clima estavam sublimes. Já não havia tanta gente como deve ser ser em julho e agosto, o que pra mim é adorável.

Para chegar a Capri tem que ser de barco, não há aeroporto. Os barcos partem de Sorrento, Nápoles e VicoEquense e os horários são bastante fartos. O site www.capri.com mostra todas as opções de como chegar no paraíso!

A dica cheirosa de Capri é visitar a Carthusia, uma  antiga fábrica de perfumes artesanais que utiliza em suas fragrâncias somente essências de flores e plantas da ilha, conhecidos como “Profumi di Capri”. Os perfumes da Carthusia são respeitados mundialmente pois mantém a fabricação manual e artesanal e são vendidos em poucos lugares no planeta. As essências são embriagantes e a vontade é de comprar todas. Fiori de Capri é maravilhoso e eu trouxe por encomenda da Prima Beta que esteve lá no ano passado. Mas o meu perfume eleito, que em instantes se tornou o meu melhor cheiro possível é Mediterraneo, com um toque amadeirado e cítrico, bem como eu amo.

Carthusia Capri

De coração, espero que todas as pessoas do mundo possam um dia ir a Capri, pois ela é inesquecível e inspiradora para o resto de uma vida!

Beijos

Dani Conte
Dani Conte
Escreve sobre moda, beleza e tendências, mas também dá seus pitacos em outros assuntos. Revisa demonicamente todos os conteúdos do blog.

4 Comentários

  1. ludmila disse:

    Muito obrigada Dani1!!!!! Ajudou muito! Estou em busca da passagem agora.

    Encontrei hotéis com preços ótimo e bem bacanões…é o bom de ir no término da temporada! 🙂

  2. ludmila disse:

    Olá adorei as dicas! pretendoir final de setembro mesmo e ficar ate dia 15 na italia…e em capri de 27 de setembro em diante..acha que nessa época na costa amalfitana ainda se toma um bom banho de mar sem passar mto frio? tenho medo do frio e da chuva. nao consegui tirar ferias entre junho a inicio de setembro 🙁
    Help me! 🙂

    • Dani Conte disse:

      Oi, Ludmila! Provavelmente não vais pegar frio. No final de setembro normalmente as temperaturas são amenas. Durante o dia é provável que consigas pegar praia porque no sol é quente. À noite já pode ter um ventinho, mas nada que um casaco leve ou uma pashmina não possam resolver. Beijo

  3. Zucca disse:

    mas vou pra ficar uma semana no doce far niente!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *