Vamos nos unir ao PETA x Sofrimento dentro do armário

Kobe, no Japão
24 de março de 2015
PRESENTE INTELIGENTE DA MELISSA!
30 de março de 2015

E que tipo de sofrimento acumulamos dentro armário em forma de roupas que nos deixam mais belas? O PETA sabe.

Eu ouso fazer um gancho  do post da Dani Conte Blogueiros no Camboja  para estimular mais um pouco a reflexão sobre o papel do consumidor na cadeia produtiva daquilo que compramos.

Há alguma semanas li a notícia sobre de 23mil  peças de roupas em lã distribuídas entre os refugiados da guerra da Síria.  A Inditex,  empresa matriz da Zara,  foi a responsável pela doação, depois que a organização não governamental PETA (People for the Ethical Treatment of Animais) denunciou  os maltrados sofridos por coelhos angorá, em granjas no interior da China.

A lã angorá, matéria prima das peças doadas pela Zara,  é um tecido fino e macio feito a partir do pêlo do coelho agorá. Segundo o  PETA, 90% do fio de angorá utilizado no mundo é proveniente  de criações do animal na China.

Essa imagem obtida em um  blog de moda brasileiro retrata a forma como fashionistas enobrecem a lã de angorá e influenciam o desejo de mulheres para o consumo do produto.

pelodeangoraPETA

 

Depois de assistir ao vídeo do PETA, alguém consegue encontrar algo de nobre em vestir um desses suéterzinhos peludinhos e macios?

Embora a Inditex tenha divulgado que não acredita que as peças do seu estoque sejam provenientes de fazenda que mal tratam os coelhos para a extração do pelo, declarou ao jornal britânico The Guardian que irá parar de vender produtos que contenham angorá.

Outros gigantes do ramo como H&M, Marks & Spencer, Topshop e Primark também decidiram parar de vender produtos com angorá depois das denuncias do PETA. 

Mas e nós? Vamos continuar a comprar roupas “chiques” por influência de blogueiras desmioladas e comerciais de revistas vazios sem saber como são produzidas e a quem causam dor para chegarem aos nossos closets?

O senso do que é NOBRE precisa mudar urgente. E é justamente o consumidor que tem poder para catalisar essa mudança.

Para mais vídeos sobre cadeias produtivas mantidas através do sofrimento de animais, acesse o site do PETA:  www.peta.org .

Um beijo

 

Dani Conte
Dani Conte
Escreve sobre moda, beleza e tendências, mas também dá seus pitacos em outros assuntos. Revisa demonicamente todos os conteúdos do blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *