Oi gente linda!
Eu adoro risoto! E, pensando bem, não conheço quem não goste.
É um prato gostoso, quase sempre leve, que aceita muitas variações e, juro, não é difícil de fazer. Ele também costuma servir, muito bem, como prato único para almoço ou jantar e, o principal, é coisa de italiano e isso já me basta.
Para aqueles que começam a se aventurar na cozinha, deixando de lado as receitas prontas, o risoto é um dos pratos preferidos e mais indicados, justamente porque tem uma base igual para qualquer preparo, ou seja, manteiga, cebola, arroz , vinho e caldo. Os sabores e variações ocorrem a partir daí.
Eu sei que todo mundo tem pânico de errar o ponto, mas tenho um truque de medidas e nunca vi dar errado. É claro que vou ensinar.
A receita que escolhi hoje parece super complicada, mas embora exija um pouco mais de tempo, faz super bonito na mesa. Garanto!
É o risoto de Abobora Cabotiá e carne seca. A outra vantagem deste risoto é que pode ser feito sem manteiga, usando apenas azeite de oliva, porque a cremosidade acaba acontecendo pela abóbora. Isso fará com que seu prato fique totalmente sem gluten e sem lactose. Mais um ponto pra você na hora de servir amigos e familiares. É claro que pode usar uma manteiga sem lactose, mas há pessoas eu não podem (ou aboliram ) ingerir lacteos. Fica totalmente seguro.
Vamos à receita!
RISOTO DE CABOTIÁ E CARNE SECA
Para 4 pessoas.
Ingredientes
500 gr (ou 2 xic grandes) de arroz para risoto (arboreo, carnarolli…)
2 a 3 xic de abobora cabotiá cortada em cubos
2 xic de carne seca desfiada (tem já pronta para vender em caixinhas, marca VAZPA … use uma)
5 ramos de alecrim
Azeite de Oliva (cerca de 5 colheres)
1/2 cebola picada
1 dente de alho
1 colher de manteiga (opcional)
1 xic de vinho branco seco
2 litros de caldo de carne ou temperos (melhor fazer, mas se não der e nem conseguir pronto, tente usar um sem conservantes, sem gluten, sem lactose… etc…)
Sal e Pimenta a gosto
Modo de Fazer
Incie o pré preparo da abobora. Coloque a mesma, ja picada e sem casca, numa forma, coloque os ramos de alecrim espalhados, regue com azeite de oliva, tempere com pimenta e sal.
Leve ao forno médio (180 °C) por cerca de 30 a 40 min. Está pronta quando macia. Na metade do tempo, vire.
Retire do forno, coloque em uma tigela e amasse bem, formando uma especie de purê. Reserve.
Enquanto assa, prepare a carne. Numa frigideira, coloque um fio de azeite, uma colher de sopa de cebola picada e um dente de alho picado e leve ao fogo, quando começar a frigir, adicione a carne seca já cozida e desfiada. Se usar a semi-pronta da caixinha, é só abrir a embalagem, escorrer a água e usar a carne. Refogue bem, até fica sequinha.
Reserve.
Agora o Risoto!
Prepare o caldo e deixe na panela ao lado dos demais ingredientes
Numa panela grande coloque cerca de 3 colheres de azeite ( ou uma de manteiga e 2 de azeite), a cebola e leve ao fogo. Deixe suar bem. Quando a cebola estiver bem cozida, adicione o arroz. Mexa bem.
Depois de bem misturado, adicione o vinho. Levante o fogo e não deixe mais de mexer. Assim que secar o vinho, é hora de começar a adicionar o caldo. Tem que ser aos poucos e sempre mexendo.
SEGREDINHO DA ZUCCA: a quantidade de caldo é variavel, mas em regra são três xicaras de caldo para cada xicara de arroz. No nosso caso, portanto, 6. Mas pode precisar de uma a mais. Não tem erro.
Quando adicionar a quinta xícara e secar, observe se o arroz está quase al dente (durinho mas ainda não totalmente cozido). É neste ponto que deve adicionar metade da carne seca . Apenas metade. Mexa bem, adicione a outra xicara de caldo. Mexa sempre. Então adicione toda a abobora, mas aos poucos.
Prove e teste sal e pimenta. Como ambos ingredientes adicionados tem sal e pimenta, é bom provar para não salgar demais. É provável que precise de mais uma colher de sopa, no máximo. Mas é a gosto. Tal como a pimenta, uma pitada, ou cinco!
Assim que bem aquecido e cremoso sirva. No prato, coloque um pouco de carne seca sobre o risoto.
Fica uma delícia, é para comer agregando a carne seca, que está sequinha. O contraste de sabores e texturas é maravilhoso.
Não está lindo?!
Sucesso garantido!
Faça, surpeenda e depois conta pra gente o resultado!
Beijos,
Zucca