RISOTO! JEITO GOSTOSO DE SE AVENTURAR NA COZINHA!

SOLA TRATORADA (BRANCA!!!)
14 de agosto de 2015
A MOÇA DO CAFÉ
27 de agosto de 2015

Oi gente linda!

Eu adoro risoto! E, pensando bem, não conheço quem não goste.

É um prato gostoso, quase sempre leve, que aceita muitas variações e, juro, não é difícil de fazer.   Ele também costuma servir, muito bem, como prato único para almoço ou jantar e, o principal, é coisa de italiano e isso já me basta.

Para aqueles que começam a se aventurar na cozinha, deixando de lado as receitas prontas, o risoto é um dos pratos preferidos e mais indicados, justamente porque tem uma base igual para qualquer preparo, ou seja, manteiga, cebola, arroz , vinho e caldo.  Os sabores e variações ocorrem a partir daí.

Eu sei que todo mundo tem pânico de errar o ponto, mas tenho um truque de medidas e nunca vi dar errado.  É claro que vou ensinar.

A receita que escolhi hoje parece super complicada, mas embora exija um pouco mais de tempo, faz super bonito na mesa. Garanto!

É  o risoto de Abobora Cabotiá e carne seca. A outra vantagem deste risoto é que pode ser feito sem manteiga, usando apenas azeite de oliva, porque a cremosidade acaba acontecendo pela abóbora. Isso fará com que seu prato fique totalmente sem gluten e sem lactose. Mais um ponto pra você na hora de servir amigos e familiares. É claro que pode usar uma manteiga sem lactose, mas há pessoas eu não podem (ou aboliram ) ingerir  lacteos.  Fica totalmente seguro.

Vamos à receita!

 

RISOTO DE CABOTIÁ E CARNE SECA

Para 4 pessoas.

Ingredientes

500 gr (ou 2 xic grandes) de arroz para risoto  (arboreo, carnarolli…)

2 a 3 xic de abobora cabotiá cortada em cubos

2 xic de carne seca desfiada (tem já pronta para vender em caixinhas, marca VAZPA … use uma)

5 ramos de alecrim

Azeite de Oliva  (cerca de 5 colheres)

1/2 cebola picada

1 dente de alho

1 colher de manteiga (opcional)

1 xic de vinho branco seco

2 litros de caldo de carne ou temperos (melhor fazer, mas se não der e nem conseguir pronto, tente usar um sem conservantes, sem gluten, sem lactose… etc…)

Sal e Pimenta a gosto

 

Modo de Fazer

Incie o pré preparo da abobora. Coloque a mesma, ja picada e sem casca, numa forma, coloque os ramos de alecrim espalhados, regue com azeite de oliva, tempere com pimenta e sal.

IMG_1065

Leve ao forno médio (180 °C) por cerca de 30 a 40 min. Está pronta quando macia. Na metade do tempo, vire.

IMG_1064

Retire do forno, coloque em uma tigela e amasse bem, formando uma especie de purê. Reserve.

IMG_1062

Enquanto assa,  prepare a carne. Numa frigideira, coloque um fio de azeite, uma colher de sopa de cebola picada e  um dente de alho picado e leve ao fogo, quando começar a frigir, adicione a carne seca já cozida e desfiada. Se usar a semi-pronta da caixinha, é só abrir a embalagem, escorrer a água e usar a carne. Refogue bem, até fica sequinha.

IMG_1061

Reserve.

Agora o Risoto!

Prepare o caldo e deixe na panela ao lado dos demais ingredientes

Numa panela grande coloque cerca de 3 colheres de azeite ( ou uma de manteiga e 2 de azeite), a cebola e leve ao fogo. Deixe suar bem. Quando a cebola estiver bem cozida, adicione o arroz. Mexa bem.

Depois de bem misturado, adicione o vinho. Levante o fogo e não deixe mais de mexer. Assim que secar o vinho, é hora de começar a adicionar o caldo. Tem que ser aos poucos e sempre mexendo.

SEGREDINHO DA  ZUCCA: a quantidade de caldo é variavel, mas em regra são três xicaras de caldo para cada xicara de arroz. No nosso caso, portanto, 6. Mas pode precisar de uma a mais. Não tem erro.

Quando adicionar a quinta xícara e secar, observe se o arroz está quase al dente (durinho mas ainda não totalmente cozido). É neste ponto que deve adicionar metade da carne seca . Apenas metade. Mexa bem, adicione a outra xicara de caldo. Mexa sempre.  Então adicione toda a abobora, mas aos poucos.

IMG_1063

Prove e teste sal e pimenta. Como ambos ingredientes adicionados tem sal e pimenta, é bom provar para não salgar demais. É provável que precise de mais uma colher de sopa, no máximo. Mas é a gosto. Tal como a pimenta, uma pitada, ou cinco!

Assim que bem aquecido e cremoso sirva. No prato, coloque um pouco de carne seca sobre o risoto.

IMG_1070

Fica uma delícia, é para comer agregando a carne seca, que está sequinha. O contraste de sabores e texturas é maravilhoso.

Não está lindo?!

IMG_1068

Sucesso garantido!

Faça, surpeenda e depois conta pra gente o resultado!

Beijos,

Zucca

Dani Conte
Dani Conte
Escreve sobre moda, beleza e tendências, mas também dá seus pitacos em outros assuntos. Revisa demonicamente todos os conteúdos do blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *