EATALY – O Melhor da Gastronomia Italiana ao Seu Dispor

Dica de Sexta: Blues, Blues, Blues!
21 de novembro de 2014
Fui Assim: de Macacão GB
23 de novembro de 2014

Poderia se chamar também… Paraíso!

 

Olá gente bonita!

 

Hoje vou contar para vocês sobre um dos lugares mais legais do mundo, quando se fala em mercado gastronômico. Não, eu não estou exagerando. Eles estão bem espalhados pelo mundo todo e em franca expansão, grazie a Dio!

Minha experiência, já repetida, no megaempório (como eu chamo Eataly), foi de boa para melhor

O Eataly, assim com esta brincadeira no nome (Eat = do verbo comer, em inglês) e  cuja pronuncia fica igual a do seu país ‘Italy”, é um mega mercado de produtos do país. Reúne, ainda, restaurantes de comida italiana de raiz.

O empreendimento é algo admirável.  O primeiro que conheci foi a unidade de Gênova, instalada junto ao porto. Maravilhoso. O porto de Genova é ponto turístico e local de passeio dos italianos, pois muitas atividades ocorrem ali. Pois o Eataly ali se encontra, com um belo  elavador panorâmico.

Fui levada por amigos lá residentes que conhecem meu amor à gastronomia.

O que primeiro a gente vê (e se identifica) é a frase que norteia suas casas ao redor do mundo: La vitta è tropo breve per mangiare e bere male”,  ou seja,  “ A vida  é muito curta para comer e beber mal.” Só por isso dá para virar fã de carteirinha dos caras, né?

Duro mesmo é entrar e depois de 3 horas te arrastarem para sair… Lembro que tudo que eu desejei naquele momento foi:” quero uma casa com cozinha e mais uma semana aqui”, ou então, “Senhor, por favor, um lugar desses perto da minha casa!”

IMG_2129

eataly-genova

eataly-genova 2

eataly-genova 1

A loja fica no alto do prédio, um clima maravilhoso, quando mais ao anoitecer, no final de semana, tudo fervilhava, italiano demais.

http://www.portoantico.it/strutture/eataly-genova-alti-cibi/

Minha segunda experiência foi na Eataly, em  Nova York. Fica num prédio bem bacana, próximo ao Flatiron Building.  A ansiedade era tanta que entrei pelas portas do café. Fui entrando e alguém comentou… acho que é menor que o de Gênova… Quá! O lugar é um escândalo. Pode reservar uma tarde em NYC para se divertir lá dentro. Acha muito? Não vá dizer que eu não avisei.

EatalyNYc

Lá a loja é térrea e o clima de hiper store é ainda maior. Por mais incrível que possa parecer, a loja de NYC me deixou ainda mais impressionada, se tivesse que escolher uma, nem piscaria os olhos, seria a de lá. Para mim, muito maior e mais rica em possibilidades. É claro que não conta com a vista magnífica do Porto de Gênova, mas nos vence pela abundância.

Tinha mais tempo e pude aproveitar para bisbilhotar todas as seções… saí absolutamente encantada.

Para quem não conhece  poder entender, o Eataly é uma megastore gastronômica de produtos italianos. É uma espécie de  shopping, com cara de mercado, com cara de empório, mas em proporções de dar gosto, viu! As seções são inúmeras, mas dispostas de forma super pratica e inteligente. Quer massas? Bem, você vai ao departamento de massas, tem 250 tipos para cada uma das 250 marcas; ao lado estão os 250 molhos, os 1250 tipos temperos, e vai seguindo pelo arroz, pela queijaria (tudo fresco e  em abundancia), fiambreria, açougue… “Ai que vontade de comer massa agora” – você pensa na hora, afinal, aquele marketing visual funciona muito bem. Sem problemas, do ladinho já tem o restaurante de massas. E, tudinho, é italiano.

Siga a caminhada e  há uma seção de Livros de Culinária, na qual já pode perder uma hora, se for objetivo. E, depois, os utensílios de cozinha. Gente, vem me buscar amanhã! Pois e, se você gosta destes elementos, recomendo passar de cabeça baixa – se olhar,  já era, virou estatua de sal! Brincadeiras à parte, você vai encontrar absolutamente tudo. Pode perguntar: tem!

Fiquei sonhando na parte dos vidrinhos, principalmente das trufas. Brancas, negras, inteiras, partidas, fatiadas… Sonho bom…

O que dizer, então, sobre a seção de vinhos e azeites? É que , de todas as outras, esta é a mais avassaladora. Que experiência!  Mesmo acompanhada dos amigos italianos, lá em Gênova, eu não sabia o que escolher.  Eu pensava, todos são italianos, devem ser bons, mas queria provar algo inédito, já tinha me esbaldado no sangiovese, sem falar nos brunelos e barolos… Mas a resposta do meu amigo foi – com um riso nos lábios e um dar de ombros:  “qualquer um querida, eu tomaria qualquer um…”  Ah os italianos… Só fez questão que eu levasse um azeite de Genova, porque é “o melhor do mundo”! Ah os italianos… Adoro essa autoestima invejável!

A ideia do empreendimento é muito legal, a primeira loja nasceu em Turim, na Itália, em 2007. Hoje já existem lojas em toda Itália (Roma, Gênova…), mais outras tantas pelo mundo como Japão, Dubai, Istambul, Chicago e a já falada de Nova York.

Na loja de NYC ministram aulas de culinária. Genial!

Dá uma olhada no site, que divertido e inspirador: http://www.eataly.com/nyc/

Quanto ao meu pedido, feito lá em Gênova, eu não pedi perfeito, mas pedi bem, porque a notícia boa é que abrirá uma unidade do Eataly no Bairro Itaim Bibi em São Paulo,  até o final de 2015. Num prédio de aproximadamente 4.000m², na Av. Juscelino Kubitschek, a unidade brasileira, segundo fonte do jornal Valor Econômico, vai ter a mesma estrutura das lojas americanas.  Não é o máximo?

Eataly SP

Já estou amando. Convenhamos que carregar mala e bagagem de mão dentro do país e em voos de 1 hora, é bem menos mico do que eu já aprontei, né?

O grande desafio dos empreendedores de lá e os sócios brasileiros será manter a qualidade e a filosofia das lojas internacionais: não ser um mercado popular, mas também não ser um  mercado de luxo, super gourmet, sem acesso à maioria. Será que eles conseguem?

Vamos torcer os dedos e esperar 2015 chegar!

Por hoje é isso, gente! Até a próxima, com outras delícias!

Beijo, Beijo

Zucca

www.facebook.com/ZuccaGastrô

Instagram  @zuccagastro

Dani Conte
Dani Conte
Escreve sobre moda, beleza e tendências, mas também dá seus pitacos em outros assuntos. Revisa demonicamente todos os conteúdos do blog.

1 Comentário

  1. Dalva Sueko disse:

    Zucca!!!!
    Inaugurou e está maravilhoso!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *