Normcore não é desleixo!

Sonzinho: HAIM
7 de janeiro de 2015
TENDÊNCIAS GASTRONÔMICAS: QUE SABOR TERÁ 2015 ?
9 de janeiro de 2015

Gente, a palavra fashion do momento é o “NORMCORE”. Mas vamos deixar combinado uma coisa desde já: normcore não é desleixo!

Depois de um longo período com looks ultra montados e produções elaboradésimas a moda caminhou a passos largos rumo à simplicidade. E isso é reflexo daquela vontade coletiva de “menos”. Menos enfeites, menos glamourização excessiva de coisas cotidianas – é cool cozinhar uma coisa bacana em casa, simplificar a decoração com toques de “isso era da minha vó”. Simplicidade confortável. Aconchego. Naturalidade. NORMALIDADE… Trazer as coisas para o mundo real mesmo!

Acontece que essa tendência, quando mal interpretada, pode abrir caminho para coisas esquisitas. Com o objetivo de parecer “despreocupada” no vestir, a pessoa acaba passando o mesmo trabalho para pensar em um look com tênis e camiseta que passaria para pensar em um look com scarpin e paetê. Elaborar demais ou adquirir peças e acessorios para combiná-los de forma muito contrastante nem sempre é confortavel e muitas vezes fica deselegante. E isso, perdão, não é “normcore” nem aqui e nem na cochinchina!

Normcore_esquisitice

Normcore, o legítimo, é simplificar de dentro para fora. Looks muito pensados e espalhafatosos estão perdendo a vez porque as pessoas querem a chance de deixar suas personalidades e talentos falarem mais alto. O reflexo natural disso está na roupa! A moda que vestimos é a primeira informação que um estranho recebe sobre a nossa personalidade.

Mas, nao se pode negar que, às vezes, existe uma certa vontade de transmitir a mensagem: “desculpe, vesti qualquer coisa sem pensar muito e fiquei linda!” ou, ainda: “desculpe, uso sempre a mesma combinação de roupa porque tenho coisas muito mais importantes com as quais me preocupar – e mesmo assim estou maravilhosa!”. A Constanza Pascolato (meu ídolo!) comentou a tendência, como sempre, com muita sabedoria: “o “normcore” tem o esnobismo moderno, o de ser diferente no meio da multidão mesmo sem fazer nenhum estardalhaço fashion para ser notado.“. 

Para alcançar o normcore é preciso se conhecer. Existem várias maneiras de estar simples e, por conta do repúdio à montação, transmitir quem você é, agora, exige muito mais coerência.

Nada impede que você use um casaco animal print gigante ou uma jaqueta de paetês se eles fazem parte do seu estilo, mas que tal usá-los com birkenstocks, calça preta e camiseta branca? Ou então arriscar aquele vestido lindo com tênis! Peças glamourosas podem, sim, ser aliadas de quem quer descontrair. Basta misturá-las a itens super confortáveis como jaqueta jeans, e calçados ultra confortaveis. Afinal, o foco não é jogar fora todas as peças elaboradas que você tem no armário, mas sim usá-las de uma maneira confortável e possível, que não limite seus movimentos e que lhe permita aparecer mais do que a roupa.

normcore_hi_lo

normcore_dress

normcore_casaco7oitavos

normcore_alfaiataria_preto

normcore_

Existe uma liga de aliados normcore: tênis, sapatilhas, oxfords, flatforms, alfaiataria clean, gola roulé, cinzas, pretos, brancos, jeans azul, mochilas, manteaus…

É proibido usar salto? Claro que não! O que é proibido é ficar pensando demais ou se montando demais porque o normcore nada mais é do que a elegância não planejada.

normcore_tudo

Mas essa vontade de simplificar não significa cair no desleixo. A editora de moda Barbara Migliori (Vogue Brasil) foi muito feliz quando disse que “É fina a linha que separa o cool do desleixado, e fashionista que se preze pode até descer do salto, mas não perde a pose.”.

Enfim… nunca o menos foi tão mais!

Beijos!

Dani Conte
Dani Conte
Escreve sobre moda, beleza e tendências, mas também dá seus pitacos em outros assuntos. Revisa demonicamente todos os conteúdos do blog.

3 Comentários

  1. […] sem esforço não fui eu que inventei… A moda entrou em uma fase normcore, da qual eu já falei AQUI, e o "menos" nunca foi tão […]

  2. […] crescente de valorização das coisas possíveis e verdadeiras. Isso se reflete na tendência normcore, na maquiagem natural, na invasão das flats, mais tarde das birkenstocks e, por quê não dizer, […]

  3. Rejane Toigo disse:

    Nossa achei que eu andava com pouca “voia”de me arrumar.kkkk Estou moderna então kkkkk! Adorei beijossssss

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *