De Josué a Gisele: o beabá definitivo da gladiadora

Pantone 2016
6 de dezembro de 2015
BOLO GELADO DE NATAL DA ZUCCA
21 de dezembro de 2015

Dia desses postei uma foto que gerou risos em quem também vê Josué a caminho das Muralhas de Jericó quando vê uma gladiadora. Mas despertou ódio em quem também gosta de gladiadora. Por quê, Jesus???

Agora reparem que eu disse também para as duas coisas. Pois é. É que eu gosto de gladiadora, mas me vejo ao lado de Josué quando visto determinados modelos.

O pior é que não existe uma regra. Eu não poderia dizer qual modelo de gladiadora se deve evitar e em qual se deve investir mas eu posso, isso sim, tentar ajudar a escolher essas controversas belezinhas…

Para começar vou falar da gladiadora rasteira de couro. Para mim ela é a mais Josué de todas. Para ser Gisele ela precisaria de salto, e não poderia ser qualquer salto – teria que ser um salto bloco ou um salto estruturado que é para não parecer “barato” demais. Sim, gente, verdade seja dita: sapato bom custa. E não é por causa do couro. É por causa do molde/forma/tipo de salto etc. Não precisa custar um rim (tem marcas que exageram), mas custa.

Acontece que algumas rasteiras de couro são bonitas. Ou porque a cor é fofa, ou porque tem algum detalhe em pedra, ou porque… sei lá – e aí reside minha dificuldade em explicar por quê algumas são Gisele e outras, Josué.

IMG_3505

 

O fundamental para fazer bom uso da tendência é ter a perna certa para isso. Gladiadoras são feitas para pernas alongadas e isso não necessariamente significa pernas longas. É que mesmo mulheres altas podem ter pernas que não comportam essas sandálias. Da mesma forma, algumas baixinhas podem usa-las. Bom senso é a palavra e a “perna salame” (quando a gladiadora aperta, sabe?) equivale à morte do bom gosto.

A linda Camila Coelho é, como eu disse, linda. Acontece que apesar de ser, repito, linda, ela não tem a perna boa para usar gladiadora. Ficou meio salaminho, olha só:

IMG_3517 2

É que mesmo as pernas mais bonitas e torneadas podem ficar estranhas de gladiadora. Daí o motivo pelo qual eu acho que mesmo em mulheres altas a gladiadora pode não vestir bem.

IMG_3507

Por outro lado, as baixinhas podem carregar a tendência. Um truque legal para isso é investir em vestidos soltinhos e com modelagem bem reta. Eles ajudam a equilibrar a silhueta.

IMG_3508

Na próxima imagem tem três meninas usando gladiadora e é a prova de que tudo que eu disse até agora é verdade. A perna da primeira moça não é perfeita, mas tem um formato bonito e ela equilibrou usando uma gladiadora neutra. A segunda é a blogueira do Chata de Galocha, e ela é baixinha – mais baixinha que eu, Ela também não tem pernas finas, mas tem pernas longilíneas, ou seja, são durinhas mas não são suuuuper torneadas. Daí equilibrou o look usando a mesma tática da primeira moça: cor neutra. A terceira menina mostra que gladiadora preta pede perna fina. Ponto.

IMG_3520

Pois bem, sobre as pretas, a verdade é que elas nem sempre vestem bem pernas finas. A prova disso é a Gisele. No seu último desfile para a Colcci – e último da carreira -!

Ela usou uma gladiadora preta com vestido curto e eu preciso dizer, com dor no coração porque eu acho tudo que ela usa lindo, que eu não gostei. Maaaas, logo fui catar uma solução, e não precisei ir longe. Para roupas curtas, a gladiadora neutra funciona melhor. Para ser preta ou colorida demais, o ideal é que seja usada com saias midi ou até o joelho. Enfim, saias que deixem dúvida sobre onde a sandália termina exatamente. Aliás, esse é o melhor jeito de usar na minha modesta opinião e pode ser aproveitado também pelas baixinhas (que normalmente saem correndo quando escutam a palavra “midi”). Se a saia mostrar o joelho, precisa de um contraponto na parte superior da roupa que “pese” o look e ajude a equilibrar com o preto da perna. Registre-se que isso não se aplica a looks super clarinhos com sapatos ou sandálias ou até botas escuras, desde que eles não passem do tornozelo!

Olha essas imagens, dá pra entender tintin por tintin o que eu disse.

IMG_3519 2

IMG_3515 2
IMG_3533 2 IMG_3534 2

Agora uma coisa bem importante: NADA DE GLADIADORAS PRETAS E CURTAS (do tipo que não chega na panturrilha) SE VOCÊ FOR BAIXINHA! Elas encurtam a silhueta. As gladiadoras com tiras horizontais também têm o mesmo efeito. Por isso, se você é do time que quer centímetros a mais de perna, escolha as longas, neutras e que tenham ao menos uma tira vertical na frente da perna.

No fim de tudo, o que conta é o bom senso. Se jogar em um modelo de roupa ou de sapato que não te favorece só porque está na moda é cafona!

Beijos, gente! #JeSuisGisele #AbaixoJosué

Dani Conte
Dani Conte
Escreve sobre moda, beleza e tendências, mas também dá seus pitacos em outros assuntos. Revisa demonicamente todos os conteúdos do blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *