Moda Gourmet: Food Trucks são Tendência
7 de novembro de 2014
Estilo Não Tem Idade
9 de novembro de 2014

Oi, gente!

Eu já abordei este tema em outros canais nos quais eu tenho o super privilégio de escrever, mas já estava tendo urticária para poder trazer também aqui no DH o assunto “pele do verão 2015”.

Eu sei que parece delay falar sobre o SPFW edição Verão 2015 em pleno SPFW edição Inverno 2015, mas a pele agora merece uma atenção especial porque tem muita novidade na forma de fazê-la.

make natural3

Ja fazia tempo que se insistia em texturas naturais no rosto. No lugar da base o BB Cream, que tratava e dava leve cobertura à pele. Depois vieram os CC Creams, que apenas uniformizavam o tom da pele. E agora a onda é usar pouco produto mesmo!

Mas como deixar a pele linda sem maquiar? Bem, para começar, esclareçamos: ninguém está falando em não maquiar.

Com o avanço da cosmética os produtos ganharam texturas super tecnológicas capazes de cobrir imperfeições sem pesar. Além disso, a facilidade de acesso à informação nos permite aprender truques e misturas para melhorar ainda mais a make feita em casa!

A tendência mundial é pele iluminada. As peles opacas ficaram para trás há algumas estações. Isso favorece o mercado brasileiro. Quem vivia em busca de produtos para conter o brilho agora pode deixar fluir a naturalidade da pele e é claro que alguns produtos podem auxiliar na obtenção deste efeito. Não estou dizendo que pode deixar aquele óleo brotar nas peles oleosas, mas sim que não precisa encher o rosto de pó para segurar o brilho.

Na busca do efeito luz-saúde-naturalidade existem dois produtos que estão bombando nos necessaires mais antenados: iluminador e óleo. Sim, óleo – é chocante, então vou começar por ele!

Eu fiquei surpresa quando li, há mais de ano, um post no Petiscos sobre óleos, inclusive faciais, porque a Julia Petit contou que usa o Huile Lotus da Clarins para conter a oleosidade. Me joguei na pesquisa e descobri várias coisas legais!

Eu não sou de usar base diariamente e no dia-a-dia o trio filtro solar+corretivo+blush já fazem a minha pele. Mas é claro que eu também uso maquiagem “completinha”, e não é raro. Acontece que na hora de remover a make e limpar a pele eu sofria, ainda mais quando usava produtos de longa duração ou à prova d’água. Minha pele ficava vermelha, ardia por dias e muitas vezes chegava a escamar. Daí, em meio às pesquisas sobre óleos faciais, eu me interessei pelo Care Blends Essential Oils, da M.A.C. (está fora de estoque na loja online da marca no Brasil, mas vale a pena vasculhar o mundo atrás dele). Foi um investimento super acertado! Eu passei a usar sempre que removia maquiagens mais pesadas e nunca mais a minha pele ficou sequer avermelhada! E o melhor: ele tem várias utilidades!

Os óleos também são os queridinhos do momento para quem quer investir em tratamentos anti-envelhecimento. E aqui tem várias opções para vários tipos de pele. Eu recentemente investi no Midnight Recovery Concentrate, da Kiehl’s. Amei! Ele realmente devolve o viço para a pele cansada. Aqui no Brazeel ele custa 183 royals, mas no Duty Free e nas lojas de departamento lá na Itália ele era vendido por 39 európis. Não é aqueeeeeela diferença, ainda mais se pagar no cartão (IOF dos Infernos!), mas se levar o dindin na bolsa tá valendo!

oleos

Agora vamos à maquiagem!

As brasileiras têm fama, entre os maquiadores das marcas internacionais, de não se preocupar em fazer bem a pele. Pois vamos desbancar essa gente sem noção e mostrar que somos, sim, fodonas neste quesito! Ainda mais agora que a moda das peles naturais nos favorece por causa do nosso paístropicalabençoadopordeusebonitopornaturezaquebeleza!

Todas de pele ok e a postos! Isso significa tratar das particularidades de cada uma. Secas hidratam, oleosas controlam o brilho.

Para o tão sonhado efeito natural a dica é usar tudo aquilo que normalmente se usa, só que em pouca quantidade. Mas como fazer para os produtos espalharem bem, formando uma camada fininha em todo o rosto? Óleo!

Existem duas maneiras de usa-los na make. Misturando à base ou ao produto escolhido para uniformizar a pele (pode ser BB Cream, por exemplo) é uma delas. Esta foi a técnica utilizada pela Fabiana Gomes, maquiadora sênior da M.A.C, para garantir o viço e acalmar a pele das modelos na maratona de desfiles das semanas de moda. A outra maneira é aplicar duas gotinhas antes da base ou BB Cream, como fez a Julia Petit neste vídeo aqui.

Feito isso, é a vez da outra estrela das makes naturais: o iluminador! Ele é o produto chave do verão e vem em vários tons e texturas. A Vic Ceridono, Editora de Beleza da Vogue Brasil, deu uma mini aula sobre eles neste vídeo da TV Beauté (Blog Dia de Beauté). Só que este vídeo é antiguinho e depois dele muitos produtos novos surgiram.

Eu uso três iluminadores e vario conforme a ocasião: O Cream Colour Base, na cor Pearl, da M.A.C eu uso no dia-a-dia. Ele é um produto multiuso da marca e leves batidinhas com o dedo e pouco produto garantem aquele brilhinho que ninguém sabe muito bem onde está ou de onde veio. O Lustre Drops, na cor Pink Rebel, também da M.A.C eu deixo para ocasiões mais formais ou em que a make precisa estar bem caprichada. Ele dá um efeito iluminado mais molhado, sem ficar oleoso. O Magnificent Highlightner, da Kiko Milano, eu comprei há alguns dias. É mais douradinho e super discreto, acho que vai fazer bonito no dia-a-dia e pode ser o iluminador de bolsa, para dar um “oi” no retoque. Tem ainda a sombra Pro Longwear Paint Pot, na cor Chilled on Ice, que por vezes eu aplico como iluminador. Só que como ela é sombra, se aplicada em exagero, pode dar aquele aspecto pesado que queremos evitar na hora de fazer a pele natural. Deixemos ela para as makes de festa!

iluminadores

Chegou a hora do blush! Esqueça os tão badalados contornos faciais e as aplicações orelha-boca que afinam o rosto. A pele do Verão 2015 pede blush rosado e frontal. Ou seja, você deve usar pouco produto e nas maçãs do rosto. As mais branquinhas podem lançar mão de um bronzer para completar. Aplica-se nas áreas em que o sol incidiria mais (alto da testa, nariz e maçãs).

make natural2

Na hora de fazer a pele natural o corretivo fica por último. Isto porque a pele natural, como o nome já diz, permite pequenas imperfeições e, portanto, o efeito “tenho todo o rosto da mesma cor” é indesejado. Se depois de tudo isso: base, iluminador, blush e bronzer ainda restar uma olheira exagerada, vale aplicar um pouco de corretivo. Repito: UM POUCO! Ninguém quer virar um panda invertido. É bem importante seguir a dica de aplicar o corretivo com batidinhas leves. Espalhar ou “puxar” o produto com os dedos acaba piorando o aspecto das olheiras.

Pronto! Pele de Verão feita! Para completar a make não vale um esfumado pretão, né… Se o foco é naturalidade, um rímel já faz bonito. Também vale um delineador com traço fininho. Na boca as texturas são mais cremosas e os tons de pêssego estão em alta. Se você quer mais, pode investir em cores vibrantes na boca e em uma sombra perolada em tons nudes ou neutros.

make natural4

make natural1

Quem testar e aprovar posta foto no Instagram e marca o @coisasdedh e a hashtag #dannyhellen. Quem testar e reprovar pode me xingar, mas com carinho, por favor! – hehe!

Beijos!!!

Dani Conte
Dani Conte
Escreve sobre moda, beleza e tendências, mas também dá seus pitacos em outros assuntos. Revisa demonicamente todos os conteúdos do blog.

1 Comentário

  1. Up until now, all I have read on this article is extremely boring, and seems to be written by writers that lack education. You’ve done a very good job conveying your passion with accurate information.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *