VÉSPERA DE NATAL, VOCÊ NA COZINHA… BATEU O DESESPERO?

Foguetório, coisa de quem odeia cães
22 de dezembro de 2014
Make Natalina
24 de dezembro de 2014

Zuccaaaaaaaaaa, Socorro!

Adoro quando ouço isso, principalmente se posso ajudar!
Nessa época do ano, então, não é tão incomum.
É véspera de Natal, você está no comando das panelas e está dando tudo errado?
Você foi convidada para a Ceia na casa de parentes, amigos, vizinhos ou, ainda mais crítico: para a casa da família do namorado novo, e ficou de levar ou fazer a sobremesa. Ai, justo hoje, os Duendes da Floresta (aquela meia dúzia de arbustos perto da sua casa) resolve fazer graça com você e , cabrummmm, seu doce azedou o seu dia: o bolo não cresceu, o chantilly desandou, a batedeira pifou, acabou o fermento, as claras não ficam em ponto de neve… E, o que não pode ser pior: o prato da sobremesa prontinha se espatifa no chão (tá rindo? Já aconteceu comigo e com muita gente boa, minha amiga…)
Ou simplesmente, vocês iam passar a noite de Natal em casa, tranquilamente e alguém tem a ideia, vamos nos reunir para fazer uma Ceia na casa do Fulano? E saem distribuindo tarefas. A sobremesa é com você! Mas hoje? Não há mais poeira de doces que não estejam sob encomenda ou vendidos desde ontem!
Nem tudo está perdido, a gente pode ajudar você!
Tenho esta receita que é uma delícia, super rápida e simples de fazer, faz o maior sucesso, fica linda ao servir, tem uma flexibilidade e, provavelmente, nesta época você nem vai precisar se deslocar de casa para comprar nada para fazer. Deve ter tudo na despensa e na geladeira.
Lhes apresento, o Panetone Gelado de Natal! Minha cunhada aprendeu com o Jamie Oliver, ou alguém assim, fez há alguns Natais atrás e sempre é sucesso de público e de crítica.
Antes de passar os ingredientes, adianto que ele pode ser feito em um único panetone, ou individualmente, usando mini-panetones, como fiz para minhas convidadas na semana passada.
Vou passar a receita padrão, com um panetone (quem não ganhou um de presente?), leva sorvete e chocolate. Fala sério, você não tem tudo isso aí na sua casa?
Olha que lindo que ele fica pronto:

servir com calda de frutas vermelhas (1)

 

Panetone Gelado de Natal
Ingredientes
1 Panetone grande sem recheio (de frutas cristalizadas)
Sorvete de Baunilha, quanto baste.
Chocolate meio amargo

Para Calda (opcional)
200 g Frutas vermelhas ( morango, framboesa, mirtilo…ou apenas morango ou apenas framboesa)
50 g açúcar
3 Cs de agua

Modo de Fazer
Retire o sorvete do freezer para que ele amoleça um pouco.
Corte uma tampa no fundo do panetone, retire o miolo, deixando cerca de 2 cm de paredes laterais e no tampo.
Preencha o interior com o sorvete, se certificando de não deixar espaços vazios, vire e coloque sobre a tampa anteriormente cortada. Se o sorvete estiver muito mole ou escorrido, leve imediatamente para o freezer e aguarde um pouco antes de colocar a cobertura.

Para a Cobertura, quebre o chocolate em pedacinhos, derreta em banho-maria ou no micro-ondas (potência a 50%, mexendo de 30 em 30 segundos, por cerca de um minuto).
Coloque o panetone sobre um prato untado ou papel alumínio. Quando derretido o chocolate coloque sobre o panetone deixando escorrer. Leve ao freezer e só retire 15 min antes de servir.

Para a Calda, pique e macere um pouco as frutas (menos o mirtilo) leve à panela em fogo médio baixo junto como açúcar e a agua. Deixe reduzir até ficar em ponto de calda.

panetone sem o miolo

rechear de sorvete

Para Servir
Corte uma fatia do panetone, coloque num prato e acresça um pouco de calda. E, cara amiga, brilhe!

 

Dicas da Zucca
A calda pode ser quente, temperatura ambiente ou gelada. Preserve na geladeira.
Se você fizer esta sobremesa sem ser no desespero, compre 3 sabores diferentes de sorvete, com cores variadas, e coloque um pouco de cada. Na hora que for cortar a fatia ficará linda!

servido e cortado

E, então? Não salva a vida de qualquer cidadão?
Curtiu? Depois me conta!
Beijos e Feliz Natal!

Zucca

Dani Conte
Dani Conte
Escreve sobre moda, beleza e tendências, mas também dá seus pitacos em outros assuntos. Revisa demonicamente todos os conteúdos do blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *