DRINKS DA MODA PARA O VERÃO 2015

Listras Eternas
21 de janeiro de 2015
Sexta do Branco – Especial Sapatos
23 de janeiro de 2015
Exibir tudo

Oi, gente linda!

Oi verão, delícia! O fim-de-semana vem chegando e que tal falarmos dos drinks da moda para o Verão 2015?

Não há como pensar no verão, sem pensar em férias e, tampouco, pensar nelas sem sonhar com mar, areia, sol, sombra e água fresca… Água fresca?!  Sim, mas nem sempre! O verão não é  feito só de momentos de mar e água clorada, mas de inúmeros, ao ar livre, com amigos e tudo é motivo para celebração e um – ou vários, brindes.

É o momento em que os drinks tomam conta do pedaço. Até para mim, fã incondicional dos vinhos e espumantes. Até eu me derreto por um copo com líquido de nome bonito, gelo, cor e canudinho. Você, não? Pode até ser caipirinha! E quem não gosta? Tem mais opções de caipirinha por aí, do que de pizza, né gente?! Uma festa de sabores, entre frutas, doces e destilados em geral.

E, ainda, no Brasil temos a louca mania (estrangeiro acha louco…) de compartilhar copos gigantes destas maravilhas. Todo mundo ama!

Caipirinha, antes que eu me esqueça, nunca sai de moda. Cabe em qualquer lugar, desde a beira da praia até um restaurante mais bacana, é só mudar a “roupa” dela, tal como a gente faz!

Mas li, recentemente, que há um revival de drinks antigos neste momento, o que trouxe ao topo, novamente, nosso amigo Gim. O Gim tá na moda!

Em 2013 ele começou a voltar devagarinho, se instalou em 2014 e agora, taí! Brilhando glorioso.

Coincidência, ou não, eu lia há pouco, a parte dedicada os drinks, de uma obra* que conta a história e origem dos nomes dos pratos famosos que conhecemos e destes drinks, e foi muito bacana.

Como um flash lembrei, de ter bebido muito Tom Collins, todo final de semana, ainda muito jovem, com um grupo de amigos, início da faculdade, em um barzinho supostamente refinado da cidade, junto a um hotel… Todo mundo ia lá, nenhum existe mais… Mas foi engraçado lembrar!

 

gin

Também lembrei de minha mãe dizendo que amava Gim/Tônica nos idos Anos 60. É época de usa juventude.

Eu adoro Gim, mas amo espumante.  E adorei essas versões novas, que são super tendência, incluindo espumante nas composições.

A verdade é que a indústria do espumante está incentivando, veja que a própria Moët Chandon, que é champanhe, lançou uma versão “Ice”, para ser tomada com gelo, como um drink. Eu torci o nariz ano passado, quando soube da novidade mas, ao provar, dei meu braço a torcer. Fica muito delicioso.

Este verão, contudo, a turma inovou mesmo e o que está acontecendo são os drinks feitos com gim, misturados a outros ingredientes (como o limão) e… PICOLÉ!

Delícias de verão.

É claro que meu coração bateu mais forte pela inovação da Chandon, no Brasil: ela lançou em parceria com a Diletto, conhecida empresa de sorvetes, o picolé Sgroppino, nome do drink feito com sua espumante Riche (Demi-sec) e o sorvete de limão siciliano daquela. É que o Sgroppino é um drink tradicional que eles estão divulgando com o seguinte teor de ingredientes: 50 ml de espumante Chandon Riche Demi-sec, ½ colher de chá de licor limoncello, e 1 bola e meia de sorvete de limão siciliano Diletto. Ai que sede, meu Deus!

O Spritz, drink italiano também, à base de espumante e Apperol, invadiu nossa praia há dois anos, por conta do sucesso que já vinha tendo na sua terra de origem.

Pois a querida Dani Conte me disse que em Milão, este ano, no recente verão –  que lá já acabou, a onda do momento era o Negroni.

Suponho que, pela tendência que se apresenta, de drinks antigos revisitados e pela nova paixão pelo gim, o Negroni será um dos drinks mais pedidos por aqui também. E, principalmente, porque  quando a gente  fala em moda, tanto Milão, quanto Dani, são avant garde!

Ele é delicioso e tem uma cor linda.  Fiz há alguns dias e usei um copo da década de 60, só para dar um ar mais retrô … Não ficou bacana?

negroni zucca 1

Então, vou deixando vocês aí, cheios de idéias e vontades, mas com uma receitinha top, a do Negroni.

Ingredientes

1 dose/parte de gim

1 dose/parte de Campari

1 dose/parte de vermute rosso (tipo Martini)

1 rodela de laranja

Gelo picado

Modo de Fazer

Em uma coqueteleira/copo, misture todos os liquido e o gelo, sacuda bem, sirva num copo alto e adicione uma rodela de laranja. Decore a seu gosto, mais gelo, sirva e faça sucesso!

Vamos fazer tim-tim com ele e aproveitar a época mais colorida do ano!

Depois me conta como ficou!

Santé!

Beijos,

Zucca

 

*Quem Colocou o Filé no Wellington?,  de James Winter, ed. Melhoramentos

Se tiver interesse,  há um post sobre o mesmo no blog http://zuccagastro.com.br/dica-de-literatura-quem-colocou-o-file-no-wellington/

 

Dani Conte
Dani Conte
Escreve sobre moda, beleza e tendências, mas também dá seus pitacos em outros assuntos. Revisa demonicamente todos os conteúdos do blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *