UPDATED! Jeff e a Beleza da Festa da Uva

O número Um
2 de setembro de 2015
TUDO JEANS
16 de setembro de 2015

UPDATED POST! Confere tudinho no final!

No último sábado eu comentei o desfile e a escolha do trio de Soberanas da Festa da Uva ao vivo na Rádio Viva FM. Para me preparar para aquela missão desafiadora eu conversei com várias pessoas experientes em Festa da Uva, dentre elas, meu amado amigo Jeff que me ensinou que a construção da beleza de uma candidata é tão importante quanto a construção do traje. É por isso que, passada uma semana da escolha das Soberanas, eu abri este espaço ao Jeff para ele contar um pouco desse trabalho e mostrar o trabalho dos profissionais responsáveis pela beleza das candidatas deste ano.

Com a palavra, Jefferson Hoffmann!

“A DIVERSIDADE DOS PENTEADOS NA FESTA DA UVA

(texto de Jefferson Hoffmann com depoimentos de profissionais de beleza)

Com o passar do tempo características se cristalizam e outras são substituídas. É um desenho novo para o mesmo horizonte.

Algo mudou entre as Festas da Uva? Pois bem, eu estou na cidade há 11 anos e digo, mudou sim! Mas mudanças fazem parte e impedi-las é impossível uma vez que estamos conectados com o mundo.

Moda é comunicação, roupa é comunicação e a construção da beleza (maquiagem e cabelos) faz parte dessa comunicação.

Desde que comecei a acompanhar as noites de escolha do trio que representaria as Festas da Uva, notei a ausência de informação sobre quem foram os responsáveis pela beleza das candidatas. Acontece que muitas vezes é a beleza que faz a candidata se sentir mais confiante e forte, fazendo-se ser notada e considerada apta para representar fazer parte do trio de Soberanas da Festa.

Um traje importante como o do dia da escolha não pode ser pensado na última hora ou simplesmente reproduzir ideias e estilos já trabalhados no passado. A construção do traje requer muito trabalho e pesquisa, horas de teste com a candidata para ver o que pode ser realçado e o que pode ser disfarçado. Na beleza (cabelo e maquiagem) não é diferente!

Precisamos escrever história com palavras e ações, mas gostamos de ter um visual para tudo isso e aí recorremos à imagem. Gostamos de saber mais sobre a candidata apresentada. Queremos identificar notas de sua personalidade, gostos, hábitos… Queremos saber quem fez o vestido, quem bordou, quem estudou sua história. Mas também queremos saber quem construiu o cabelo e a maquiagem e quais foram as referências usadas para chegar àquele resultado. Mais do que no traje, é na beleza construída para aquela noite que se pode ver a essência da candidata. Tudo isso é comunicação. E é, também, arte!

Desde 2010 até hoje vi muita coisa mudando em relação à Festa. Cortes, símbolos, geometria, cores, bordados e, consequentemente, cabelo e maquiagem.

Fiz uma pesquisa independente com os cabeleireiros e maquiadores que fizeram as belezas das candidatas e procurei saber deles o que os levou a trabalhar com a Festa da Uva e de que maneira conceituaram seus trabalhos. Obtive alguns depoimentos que gostaria de dividir com vocês.

Mônica Weber fez o cabelo de Kalizia.

A comunicação visual é a linguagem mais falada no mundo hoje, assim sendo, se comunicar com segurança e fluidez é fundamental. Partindo desses princípios é de suma importância a forma como as meninas se apresentam no grande dia e ao longo do pré-concurso. O cabelo e a maquiagem eleitos para o dia, ao meu ver, transformam as embaixatrizes em grandes rainhas durante o desfile de apresentação.

O conceito trabalhado no cabelo da Kalizia, tanto para o pré concurso como para o grande dia, foi embasado nos moldes visagistas, onde cada intenção na cor, corte e forma tinha um objetivo a comunicar. Em harmonia com o vestido e make up, buscamos uma imagem forte. A referência foram as mulheres altivas e escolhi a grande Helena de Tróia como inspiração para o penteado grego que ela usou na passarela.

uva_kalizia

Luis Henrique Foscarini fez a maquiagem de Kalizia

Tanto no pre concurso quanto na noite da escolha, cabelo e maquiagem são muito importantes. Alguns cuidados devem ser tomados, para que sirvam como verdadeiros complementos das roupas, compondo um visual perfeito para aquela que esta desfilando. Existem diversos conceitos de maquiagem, mas para mim maquiagem é pessoal, cada um tem um estilo, formato de rosto, boca, olhos… O que levo em consideração é o estilo e o que a pessoa quer passar através daquela maquiagem, gerando assim um conceito único e exclusivo.

Para a Kalizia usamos sombras que realçaram e deram destaque ao olhar. Nos lábios, a cor rosa casou com a cor do vestido formando um look harmônico e sofisticado.

Os traços da Danielle foram cuidadosamente realçados, usando cores suaves nos lábios e olhos construímos um look delicado e romântico.

uva_kakike

Robson Reis fez cabelo de Danielle

Acredito que tanto o cabelo como a maquiagem são tão importantes quanto o vestido para compor o figurino das candidatas e dar o toque final sem perder a harmonia.

uva_robson

Nelson Camassola fez O CABELO de Rafaelle e Patrícia (Rainha e Princesa, respectivamente) e disse que procurou saber qual era o sonho das meninas. Trabalhou em cima do desejo delas para criar O CABELO.

uva_nelson

Vanessa Carra fez a maquiagem da candidata (agora Rainha) Rafaelle:

A Rafaelle me procurou logo que fez sua inscrição para o concurso e desde então acompanhei ela durante todo o pré concurso! Acordando cedo com ela..conversando sobre os sentimentos dos eventos e a adrenalina que é estar participando de um evento cmo a festa da uva..com o passar dos dias fui a conhecendo melhor e a cada maquiagem realizada o resultado se mostrava melhor e representava mais o estilo da candidata! Para a maquiagem final fiz todo um estudo de cores, texturas iluminação para que ficasse perfeita..ela pediu que a maquiagem e o vestido conversassem..aliás uma rainha merece uma maquiagem de RAINHA! Gostamos muito do resultado em palco e em fotografias, me sinto orgulhosa em todos os sentidos!

rafaelle_vanessa

Jeferson Lissaraça fez a maquiagem de Juliele.

Com a Juliele optei por algo mais “mulherão’ porque ela remete muito à menina meiga. Então para o dia escolhemos um make mais pesado porém clássico, não fugindo da proposta da festa e também não brigando com o restante da produção – cabelo, maquiagem, traje…

uva_juliele

Sergio Branchi cuidou DO CABELO de Bruna

O cabelo e a maquiagem servem para realçar ainda mais a beleza da mulher caxiense, que já é bela por si só. O cabelo vem dar um glamour e remeter ao estilo de majestade. E a maquiagem vem para destacar ainda mais os traços.”  Sobre a beleza criada para a candidata, optou por “glamour de uma verdadeira rainha com cabelo grande que comporta uma coroa, ressaltando que a embaixatriz já é uma miss e então valorizar a beleza dela tinha que seguir a linha majestosa.

uva_sergio

Buh Abel Costa fez a maquiagem da candidata Bruna:

A maquiagem da Bruna foi pensada para deixar que sua beleza (que é gigantesca) falasse por si e não através da demasia de cosméticos. A intenção na make não era de uma “rainha de conto de fadas”: por seu vestido ser maravilhoso, possuir bastante dourado e representar suficientemente essa parcela de monarquia, resolvi focar em um tom frio nos lábios, o que torna seu sorriso branco ainda mais iluminado sem perder o ar sofisticado e mantendo o look atualizado. A escolha da cor dos lábios não deixa que os olhos sejam desvalorizados, uma vez que precisávamos deles desanuviados para compor a naturalidade, que acabou fechando 100% com um blush rosado estilo saúde – “bochechinhas de vinho“.

buh_bruna

Por fim eu, Jefferson Hoffmann, fiz a beleza das candidatas Giovana Orsso e Laura Fritz (que foi escolhida Princesa). 

Na Giovana eu trabalhei juntamente com tecnicas de visage para que sua imagem tivesse como ponto forte a delicadeza, a beleza do sorriso e a força da sua palavra. Preferimos trabalhar os pontos fortes e não nos importamos com o tamanho ou volume do cabelo para cima e sim a LEVEZA da personalidade/a cor . Traçamos uma risca no meio para lhe trazer objetivo e direcionamento.

Na Laura Fritz o teste deixou claro que sua beleza clássica, com postura ereta, traços delicados e olhar forte com palavras precisas precisavam ser realçados. Preferimos, então, um  cabelo suavemente preso e com volume tridimensional nada rígido. No olhar da Laura usamos uma cor suave iluminadora em torno dos olhos com atenção para um degrade de delineadores que foi do ouro para o preto muito suave. O ponto forte ficou para os cílios postiços.

Em ambas trabalhamos com o desenho do vestido em mãos e estudamos os pontos  fortes e o que deveria ser realçado. Testes de 2 horas de duração com conversa e experimento para que cada menina ficasse segura e com a beleza em harmonia com a releitura programada para o traje.

uva_jeff1

Além das duas candidatas eu cuidei da beleza da Princesa da Festa da Uva de 2014 Karina Furlin em seu último dia como soberana. A personalidade alegre e entusiasta dela nos nortearam. Karina já havia sido escolhida com um cabelo diferente – um coque. Precisava voltar a assinalar que o que nos faz feliz é a integridade do ser e não a utopia da personagem. Era a Karina se despedindo da Festa e não mais uma Princesa! Então colocamos atenção na cor e no corte reto que trouxe mais força. Não foi usado em nenhum momento spray de cabelo, deixando o visual suave ao ponto de voar com o caminhar. Make olho tudo, boca tudo – sua marca pessoal. Nada de glitter, apenas técnica de contour com iluminadores na cor bronze.

uva_jeff2

Por fim, dediquemos mais atenção aos profissionais que constroem a beleza das candidatas porque eles são peças tão fundamentais na comunicação visual quanto os profissionais de moda envolvidos na construção das roupas desfiladas.”

UPDATE 1

Gente! Uma série de comentários aqui no Blog e no Facebook (abertos ou por mensagem inbox) pediram retratação por alguns erros nos créditos das belezas de algumas candidatas. 

Como o objetivo do Jeff era ressaltar o trabalho de todos os profissionais envolvidos, só temos a agradecer a todo o pessoal que se manifestou e que nos ajudou a corrigir algumas informações.

Queremos, ainda, nos retratar com quem possa ter se sentido prejudicado. Definitivamente não foi esta a intenção e por isso aqui vai um UPDATE quase maior que o post!

Eu corriji algumas coisas no corpo do texto e transcrevo os trechos aqui também. Então lá vai:

SOBRE A MAQUIAGEM DAS CANDIDATAS (HOJE SOBERANAS) RAFAELLE E PATRÍCIA

Onde estava escrito “Nelson Camassola fez a beleza de Rafaelle e Patrícia…” agora foi corrigido para “Nelson Camassola fez O CABELO de Rafaelle e Patrícia”. Ainda sobre o trabalho de Nelson Camassola, onde estava escrito que ele “…Trabalhou em cima do desejo delas para criar o cabelo e a maquiagem.” agora está escrito que ele “…Trabalhou em cima do desejo delas para criar O CABELO.”

É fundamental esclarecer que o cabeleireiro Nelson Camassola, em momento algum afirmou ter feito a maquiagem destas candidatas, hoje soberanas. Ele apenas citou como se relacionou com elas para criar o estilo DO CABELO.

Eu recebi a informação de que a maquiagem de Rafaelle e Patrícia foi feita pelas profissionais VANESSA CARRA e SIMONE CRACO, respectivamente. 

A Vanessa me escreveu no Facebook a seguinte mensagem: “Olá Dani! Não nos conhecemos pessoalmente mas admiro muito seu trabalho! Gostaria de pedir para fazer uma correção na matéria sobre a beleza da festa da Uva onde deram os créditos do meu trabalho a outro profissional! Trabalho que foi feito com muito amor e pesquisa! Em nenhum momento meu nome consta na materia..assinei a maquiagem da rainha Rafaelle durante todo o pré-concurso e para a escolha, gostaria que a matéria fosse corrigida! Inclusive a maquiagem da princesa Patrícia foi a Simone Craco quem fez! Obrigada!! Um beijo e sucesso sempre.

Eu quero agradecer à Vanessa pela compreensão e pela gentileza com a qual me escreveu. 

Vanessa, peço desculpas pela falha. Isso é mais um motivo para que, em um próximo concurso, além das inspirações sobre o traje, o release entregue à imprensa identifique os profissionais envolvidos na beleza das candidatas. A pesquisa encomendada pelo Jeff foi “boca a boca” justamente porque o protocolo destes concursos não dá a atenção que os profissionais de beleza merecem. As entrevistas foram feitas com alguns profissionais cujos nomes o Jeff conseguiu colher, mas sabemos que muita gente talentosa não vai estar citada neste post, mesmo depois deste Update. Então eu aproveito e peço: MANIFESTEM-SE! 

SOBRE A MAQUIAGEM DA CANDIDATA BRUNA

Onde estava escrito “Sergio Branchi cuidou da beleza de Bruna” agora está escrito “Sergio Branchi cuidou DO CABELO de Bruna”. Isto porque quem fez a maquiagem de Bruna, de acordo com a informação que a leitora Isabela me deu em um comentário aqui no post, foi a BUH ABEL DA COSTA do LE PARLOUR. 

Buh, desculpa pela falha. Vou amar se quiseres me enviar algum depoimento contando como foi construida a beleza da Bruna. E se quiseres me dizer qual é o nome daquele batom que a Bruna estava usando eu também vou adorar. Fiquei querendo muito! Hehe…

É importante esclarecer que os depoimentos dados pelos profissionais que responderam ao contato do Jeff não sofreram nenhuma alteração. 

Quero, ainda, agradecer às leitoras Simone, Vanessa, Ruth, Caroline, Marina, Bibiane e Jéssica pelos comentários e pelas informações sobre a maquiagem das candidatas (agora Soberanas) Rafaelle e Patrícia. E quero também agradecer à leitora Isabela pelo comentário e pela informação sobre a maquiagem da candidata Bruna.

Quem clicar nos nomes das maquiadoras aqui citadas vai ser direcionado aos perfis das mesmas no Facebook. Lá dá para ver o trabalho delas.

Por fim, aqui fica meu apelo para que os profissionais de beleza se mostrem e falem sobre seus trabalhos!

Obrigada pela compreensão, pessoal! 

Beijos!

UPDATE 2

A Vanessa Carra já enviou seu depoimento sobre o trabalho realizado com a Rafaelle, e está tudinho lá em cima, junto com os depoimentos e fotos dos outros profissionais!

UPDATE 3

Gente, a Buh mandou seu depoimento e também está no post, junto com a imagem. Sério… o que é aquele batom? To in love!

Dani Conte
Dani Conte
Escreve sobre moda, beleza e tendências, mas também dá seus pitacos em outros assuntos. Revisa demonicamente todos os conteúdos do blog.

20 Comentários

  1. Jefferson hoffmann disse:

    Dani Conte sua linda! Obrigado pelo empenho em deixar todos felizes. E obrigado a galera que participou… Por que é assim que se constroi com ajuda, nao com vaidade ou ego ou muito menos escondendo o trabalho dos outros. Como sei da minha consciência e da Dani, por isso falo … Este é o exercício… Mostrar a cara de quem faz, e fazer seus créditos virarem noticia juntamente com toda comunidade/imprensa e principalmente o respeito que todos profissionais tem dos que por ventura trabalharam na festa. Que sabemos é apenas doaçao/com muita responsabilidade. Por fim digo…. Orgulho é a palavra por novamente ter ao
    Meu lado gente como a Dani Conte e a imprensa que sempre apoiou meus trabalhos. Este sim é mais um que me mostra pelo numero alcançado de visualizações que era e é IMPORTANTE para todos!um brinde a todos que colaboraram e façam tb a importante tarefa de compartilharem o post em seus veículos de midia.#crescimentoemespiral

  2. Olá disse:

    Olá tudo bem eu cuidei do trabalho da candidata Cleivania Cassaril fomos patrocinadores desta candidata, com maquiagens , penteados, designer de sobrancelha, manicure, pedicure, traje e joias. Se quiseres tenho material para evidenciar nosso trabalho , abraços.

    • Dani Conte disse:

      Olá! Tudo bem?
      Claro que quero. Se puderes me enviar duas fotos (uma da candidata pronta para o desfile e outra do profissional com a candidata) seria ótimo. Além disso, um depoimento contando o que foi pensado para ela – conceito de beleza e construção – e o nome dos profissionais que fizeram este trabalho!
      Muito obrigada!

  3. Zilmar Chagas disse:

    Muito boa iniciativa em dar a devida atenção aos profissionais da beleza, que aliás foram (fomos) muito bem representados pelos profissionais citados no post, parabéns!!

  4. Isabela disse:

    Oi Dani. Acho importante avisar que a make da candidata Bruna Zanardi não foi feita pelo Sérgio, e sim pela maquiadora Buh Abel Costa, do Le Parlour.

    • Dani Conte disse:

      Oi, Isabela!
      Obrigada pela informação! Estou trabalhando vários updates para este post porque a intenção é justamente evidenciar o trabalho de todos os profissionais envolvidos e não “esconder” o trabalho de ninguém.
      Beijos e fica de olho para me ajudar a deixar tudo isso bem claro!

  5. Jéssica disse:

    Boa tarde, quem fez a maquiagem da Patrícia foi a Simone Craco, e a da Rafaelle foi a Vanessa Carra,
    por favor corrijam isso, fica muito chato.

    Obrigada

    • Dani Conte disse:

      Jéssica, querida! Obrigada pela informação! Estou trabalhando vários updates para este post porque a intenção é justamente evidenciar o trabalho de todos os profissionais envolvidos e não “esconder” o trabalho de ninguém.
      Estou em contato com a Vanessa, que foi uma querida!
      Beijos e fica de olho para me ajudar a deixar tudo isso bem claro!

  6. Bibiane disse:

    Olá. Por varo vejam bem. A make da Rainha Rafaelle quem fez foi a VANESSA CARRA. Seria ótimo e profissional uma retratação! Obrigada!

    • Dani Conte disse:

      Oi, Bibiane! Tudo bem?
      Obrigada pela informação! Estou trabalhando vários updates para este post porque a intenção é justamente evidenciar o trabalho de todos os profissionais envolvidos e não “esconder” o trabalho de ninguém.
      Beijos e fica de olho para me ajudar a deixar tudo isso bem claro!

  7. Marina disse:

    Dediquem mais atenção nos créditos dos profissionais. Quem fez a “beleza” da rainha Rafaelle foi Vanessa Carra, e não Nelson Camassola. É só olhar no face da própria rainha. Esta sim, deu os créditos a quem merece. No mínimo uma retratação o blog deveria fazer, além de verificar as fontes antes de postar.

    • Dani Conte disse:

      Oi, Marina! Tudo bem?
      Obrigada pela informação!
      Estou trabalhando vários updates para este post porque a intenção é justamente evidenciar o trabalho de todos os profissionais envolvidos e não “esconder” o trabalho de ninguém.
      Beijos e fica de olho para me ajudar a deixar tudo isso bem claro!

  8. Caroline Stuani Salvador disse:

    Olá. Quem arrumou a rainha, foi a Vanessa Carra e a mãe dela, Cirlei Panizzon do salão Bela Dona de Flores da Cunha.
    https://www.facebook.com/vanessa.carra?fref=nf
    https://www.facebook.com/cirlei.panizzon?fref=ts

  9. Ruth Bender disse:

    Lamentável darem o crédito a pessoa errada. A maquiadora da rainha Rafaelle foi Vanessa Carra de Flores da Cunha!!!

    • Dani Conte disse:

      Olá, Ruth! Tudo bem?
      Obrigada pelo comentário e por teres lido o Blog.
      Lendo com atenção o post é possível notar que em momento algum falou-se da maquiagem da Rainha, mas apenas do cabelo. De qualquer forma haverá retratação porque a intenção deste post é justamente evidenciar o trabalho de todos os profissionais envolvidos e não “esconder” o trabalho de ninguém.
      Agradeço a tua gentileza em dividir comigo esta informação. Eu estou trabalhando vários updates para este post e eu te peço para ficar de olho para me ajudar a deixar tudo isso bem claro!
      Beijos!

  10. Vanessa Carra! disse:

    Olá! Primeiramente admiro muito seu trabalho, gostaria de lhe dar os parabéns pela matéria, mas também gostaria que fizesse uma correção quanto aos créditos das maquiagem da Rainha Rafaelle e da Princesa Patrícia..quem assinou a beleza da Rainha durante todo pré-concurso e dia da escolha fui eu..com muita dedicação e estudo! E a maquiagem da Princesa quem deveria levar os créditos é a talentosa Simone Craco! Se possível gostaria muito que fosse concertado o erro! Obrigada! Att, Vanessa Carra

  11. Simone disse:

    Pessoal, sobre a maquiagem da Rafa e da Pati no pre concurso e no dia da escolha, foram feitas Pela maquiadora Vanessa Carra (Rafa) e maquiadora Simone Craco (Patrícia). O cabelo sim foi feito pelo Nelson, e os créditos da beleza total não compete a ele, como disse no texto acima. Obrigada

    • Dani Conte disse:

      Oi, Simone! Tudo bem?
      Obrigada pelo teu comentário. Eu estou trabalhando nos updates para este post e a intenção é deixar tudo super esclarecido.
      O objetivo inicial do texto foi exaltar o trabalho de todos os profissionais envolvidos e jamais esconder o trabalho de ninguém ou dar créditos errados aqui ou ali.
      Eu te peço desculpas pelo inconveniente mas já estou dando jeito nisso para fazer justiça a todos os profissionais envolvidos!
      Obrigada pela compreensão!
      Fica de olho para me ajudar com as informações, pode ser? Beijo

  12. Joana Maria Toigo Conte disse:

    Que beleza de texto. Importante de ser publicado e mais importante ainda de ser seguido em próximos eventos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *